Quem foi Joseph Alois Schumpeter?

Padrão

Joseph Alois Schumpeter nasceu na Morávia, província austríaca e que hoje pertence à Tchecoslováquia no dia 8 de fevereiro de 1883. Ficou órfão de pai, que era um fabricante de tecidos, com 4 anos de idade e sua mãe casou-se novamente em 1983 com um tenente coronel do Exército Austro – Húngaro, e por isso, a familía passou a morar em Viena.

Foi em Viena que Schumpeter concluiu seu curso secundário e sua gradução na Faculdade de Direito, no qual dedicou-se ao estudo da economia e do direito. Tornou-se Doutor em 1906 e em 1907 conheceu Marshall e Keynes. Schumpeter exerceu a advocacia no Cairo e foi conselheiro de finanças de uma princesa Egípcia. Quando voltou para a Áustria, em 1909, ingressou na vida acadêmica e foi nomeado professor de Economia. Antes da primeira Guerra Mundial retornou à Viena afastando-se das atividades docentes e entre 1919 e 1921 dedicou-se aos negócios. Em 1919 foi convidado a ser ministro das Finanças da Áustria ficando por dez meses e em 1921 tornou-se presidente de um banco privado de Viena. Em 1924, o banco entra em falência  devido às condições econômicas da época e Schumpeter deixa a vida empresarial, retornando à vida acadêmica. Foi convidado a lecionar no Japão mas não aceitou a oportunidade e decidiu lecionar na Universidade de Bonn. Já em 1927, iniciou sua carreira em Harvard nos EUA, e em 1932 decidiu-se morar nos Estados Unidos, abandonando a Universidade de Bonn definitivamente. Foi um dos fundadores da Econometric Society e foi eleito presidente da American Economic Association em 1948. Nunca mas voltou à Alemanha e à Àustria. Morreu em 1950, em Cambridge Massachusetts.

Schumpeter dizia que a “capacidade criativa do homem estava no seu ponto mais alto entre os 20 e 30 anos de idade, e que após esse período, o trabalho intelectual apenas completava aquilo que a mente humana tinha produzido de criativo até os 30 anos.”

Segundo ele, suas principais obras foram: The Theory of Economic Development (1912), no qual estão inseridas as ideias básicas do seu pensamento econômico; Business Cycles (1939), na qual faz uma análise histórica, teórica e estatística do processo capitalista; Capitalism, Socialism and Democracy (1942), Imperialismo e Classes Sociais (1919); e a História da Análise Econômica, em 3 volumes (1964)¹. Ao total foram 17 obras publicadas.

Trabalhava 84 horas semanais, mas ainda parecia insatisfeito. Ele achava que gastava muito tempo com aulas, seminários, conselhos a estudantes e colegas e que não conseguia produzir o suficiente para completar sua carga de contribuição à ciência econômica e à sociologia.

Suas principais influências intelectuais vieram de Karl Marx e Léon Walras. De Marx foi herdado a visão dinâmica do processo de desenvolvimento econômico – mesmo que fosse no campo ideológico, opositor do marximismo –  e questões sobre a queda do capitalismo (embora que por motivos diferentes);  e de Walras a teoria do equilibrio geral, com interesse pela formulação matemática e economêtrica das questões econômicas.

¹ EDITADO E PUBLICADO POR SUA ESPOSA, APÓS SUA MORTE.

Agora que já conhecem Schumpeter e o que le fez, ficará mais fácil entender a sua Teoria do Desenvolvimento Econômico que explicarei no próximo post. Espero que tenham gostado!

 

 

Fontes:

A teoria do desenvolvimento econômico –  Joseph Schumpeter. Rubens Vaz da Costa, 1982.

Teoria do Desenvolvimento Econômico de Schumpeter: uma revisão crítica. Luiz Moricochi e José Sidnei Gonçalves. 1994.

História do Pensamento Econômico. Kupfer e Hasenclever. Cap. 23

 

Imagens:

http://blog.institutoinovacao.com.br/up/i/in/blog.institutoinovacao.com.br/img/schumpeter2.jpg, acessado em 20/03/11

http://www.setepla.com.br/industria_r3_c2.jpg, acessado em 20/03/11.

Fico muito feliz por você aparecer aqui no meu blog. Deixe os seus comentários ou dúvidas! Retribuo a sua visita no meu blog então deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitá-lo.Volte sempre e um grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s