O que é uma startup?

Padrão

por Gustavo Periard, do site Sobre Administração

 

Um dos termos mais em voga nos dias de hoje no mundo empresarial é “Startup” (ou Start-up). Uma palavra ainda pouco conhecida dos brasileiros, mas um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço. Mas você conhece a definição desta palavra e o objetivo de uma empresa startup no mercado? Criamos este post para elucidar algumas dúvidas sobre o tema, confira!

O termo startup sempre esteve ligado ao ato de criação de uma empresa e a sua colocação em funcionamento, porém, na época denominada de “bolha da Internet”, entre os anos de 1996 e 2001, é que o termo startup começou a ser utilizado para denominar um grupo de pessoas trabalhando na implementação de uma idéia diferenciada que poderia gerar um bom dinheiro.

entering startup O que é uma startup?

Algumas pessoas podem dizer, então, que startup é qualquer empresa em início no mercado, já outras podem afirmar que para ser uma startup a empresa precisa ter baixíssimos custos e alta lucratividade com crescimento rápido. Por isso, para te auxiliar no pleno entendimento do conceito de startups, deixo abaixo três definições de especialistas no assunto:

“Uma startup é uma organização formada para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo.” – Steve Blank

“Uma startup é uma organização empreendedora formada para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo.” – Mark Habit

“Uma startup é uma instituição de pessoas tentando criar algo novo sob condições de extrema incerteza” – Eric Ries

Embora algumas definições possam variar em alguns aspectos específicos, o conceito que predomina é mesmo o de uma empresa em implementação, com pouca ou nenhuma experiência de mercado, voltada para a geração de idéias inovadoras com um futuro muito promissor. Geralmente, se utilizam do aporte de capital de risco para financiar seu projetos.

Estas empresas, na maioria das vezes, já nascem com uma ótima perspectiva financeira e com boas projeções de receita e lucros. Por este motivo, possui uma boa possibilidade de ser comprada precocemente por uma grande empresa, devido ao seu potencial inovador. Tudo dependerá da forma como o empreendedor conduzirá sua empresa e, principalmente, como lidará com as incertezas do mercado.

Hoje em dia, a grande discussão em torno das empresas startups é sobre o modelo escalável de seus projetos e a forma como pretendem atingir os objetivos estabelecidos. Além do fator humano estar explícito como ator inibidor de incertezas e gerador de mudanças nas empresas. Por isso, é muito difícil estabelecer um rótulo fechado sobre o que é ou o que deveria ser uma empresa startup, até porque estamos ainda engatinhando neste assunto no Brasil.

Fonte: Sobre Administração, acesso em 19/04/2011

Anúncios

Fico muito feliz por você aparecer aqui no meu blog. Deixe os seus comentários ou dúvidas! Retribuo a sua visita no meu blog então deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitá-lo.Volte sempre e um grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s