A análise estrutural das indústrias: As cinco forças competitivas de Porter (parte 1)

Padrão

Oi gente!

Esse post é sobre um dos estudos de Michael Porter relacionado com a concorrência e as cinco forças que ele estabeleçeu que influenciam esta concorrência.

Michael Porter, em seu livro Estratégia Competitiva trouxe logo no primeiro capítulo um conceito de análise estrutural das indústrias como um método para compreender as cinco forças determinantes da concorrência.

Uma empresa para formular a sua estratégia de competição precisa diagnosticar e analisar o meio ambiente em que ela está inserida e este é formado por diversas forças como sociais, econômicas e etc., mas o aspecto principal que deve ser estudado nesse ambiente é a indústria ou setor em que a empresa compete, segundo Porter. É a estrutura da indústria que vai determinar as regras de competição entre as empresas participantes. Portanto, a concorrência em uma indústria tem suas raízes na estrutura básica da indústria e o grau de concorrência vai depender da intensidade das cinco forças competitivas básicas que formam essa estrutura.

Segundo Porter, as cinco forças que dirigem a concorrência na indústria são:

®    Entrantes potenciais: ameaça de novos entrantes ou barreiras à entrada;

®    Compradores: Poder de barganha ou negociação dos compradores;

®    Fornecedores: Poder de barganha ou negociação dos fornecedores;

®    Produtos substitutos: ameaça de entrada de produtos ou serviços substitutos;

®    Concorrentes da indústria: nível de rivalidade entre as empresas existentes.

A identificação das características estruturais de uma indústria possibilita a determinação das cinco forças competitivas que afetam as empresas. O foco de uma estratégia competitiva é posicionar a empresa em um ambiente em que ela possa se defender das ameaças provenientes dessas cinco forças ou influenciar a seu favor as oportunidades oriundas delas. Então, para obter uma estratégia de sucesso é necessário, além de outros fatores, analisar cuidadosamente as fontes de cada força. A pressão exercida pelas fontes de cada força irá fazer com que a empresa mostre seus pontos fortes e fracos para enfrentar as ameaças de cada força ou aproveitar eventuais oportunidades. Portanto, a base fundamental para a formulação da estratégia, de acordo com Porter é fazer uma análise da estrutura da indústria que serve também como um método para diagnosticar a concorrência industrial.

Determinantes Estruturais que afetam a concorrência

Uma indústria é formada por um conjunto de empresas que fabricam produtos substitutos bastante próximos entre si. A concorrência age no sentido de diminuir o retorno dessas empresas diante do capital investido por elas, a uma taxa básica de retorno como se estivessem no regime de concorrência perfeita, ou seja, uma taxa igual ao rendimento sobre os títulos do governo a longo prazo. Mas os investidores não vão tolerar retornos abaixo dessa taxa e por isso investem em empresas com maior rentabilidade. Diante dessa situação, as empresas que tiverem um retorno inferior a essa taxa sairão do negócio por falta de investimentos. Taxas altas de retorno servem para estimular o influxo de capital em uma indústria, por exemplo, estimula novos entrantes, investimentos dos concorrentes, etc. As cinco forças competitivas irão determinar até que ponto irá esse influxo de capital. O conjunto das cinco forças descritas anteriormente irá determinar a intensidade da concorrência ou o seu nível de rivalidade, pois, clientes, fornecedores, substitutos, entrantes potenciais são todos concorrentes para uma indústria.

Referência: Michael E. Porter – Estratégia Competitiva

Imagem:http://inovacao.agrinov.wikispaces.net/file/view/Figura16.jpg/95332144/Figura16.jpg

Fico muito feliz por você aparecer aqui no meu blog. Deixe os seus comentários ou dúvidas! Retribuo a sua visita no meu blog então deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitá-lo.Volte sempre e um grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s