A importância das equipes em uma organização

Padrão

Olá! Tudo bem com você?

Hoje quero conversar sobre a importância de se trabalhar em equipe e a troca de informações entre as pessoas que compõem grupos formais e informais nas organizações.

O trabalho em equipe é algo comum nas organizações mais modernas, tantos nas pequenas como nas médias e grandes empresas. São raros os executivos que acham ou pensam que um colaborador para ser produtivo precisa estar em uma sala fechada, separado dos demais funcionários da empresa, exercendo sua função de maneira isolada.

O homem é um ser que não vive e digamos “não pode” viver isolado. Posso citar o caso de Adão e Eva, situação na qual Deus criou a mulher, um ser igual ao homem em forma e pensamento porque não existia entre os seres criados, algum animal que pudesse servir de companhia ao homem. Perdoem-me os céticos se recorri a um texto bíblico para iniciar essa discussão.

Ora, se desde os tempos antigos o homem percebeu a necessidade de estar com outro ser igual a ele para viver, hoje com a tecnologia avançada, com a diminuição das fronteiras que fazem com que as pessoas que estão a quilômetros de distância das outras se comuniquem trocando informações, conhecimentos e  experiências, como é possível que em uma organização os indivíduos trabalhem isolados?

equipesEm qualquer lugar do mundo se encontra grupos de pessoas que compartilham os mesmos interesses e objetivos, grupos informais que gostam da mesma música, têm os mesmos gostos e opiniões, enfim. Fora do ambiente de trabalho existem inúmeros grupos de pessoas que trocam experiências importantes até mesmo para a sobrevivência do próprio grupo; portanto, em uma organização não deve ser diferente. Os grupos dentro de uma empresa são formados para cumprir uma missão e por isso compartilham dos mesmos objetivos, e cada qual vai usar da sua criatividade e experiência para solucionar os problemas da empresa.

Pesquisas comprovam que as melhores soluções para os problemas das empresas surgiram de conversas entre as pessoas de uma equipe ou de grupos informais dentro da organização. O bate papo do dia a dia pode trazer resultados positivos em situações de difícil solução. Muitas vezes, pessoas que trabalham isoladas sob pressão não conseguem “aflorar” a sua criatividade e conversas com a equipe ou com um colega de trabalho pode trazer à tona uma grande ideia que pode ser para colocada futuramente em prática.

As empresas devem apoiar e reforçar o trabalho em equipe, incentivar isso com pessoas que têm dificuldades em lidar com os demais colegas de trabalho, promover oficinas de socialização para uma troca maior de experiência e conhecimento entre os seus colaboradores.

Uma forma de se obter vantagem competitiva é ter uma equipe coordenada, que compartilha ideias, experiências e conhecimentos de forma clara e eficaz, composta por pessoas que usam uma linguagem clara e uma comunicação efetiva. Para os colaboradores, quanto maior a interação com seus colegas de trabalho, melhor será o seu ambiente de trabalho pois, tais pessoas se sentirão mais seguras por estarem em um ambiente no qual todas as pessoas buscam alcançar um mesmo objetivo.

Então, se você já faz parte de um grupo qualquer na sua rua, na sua igreja, comunidade, na internet ou em qualquer outro lugar, então ingresse também em um grupo na organização em que você trabalha. E para as pessoas que desejam montar o seu negócio, principalmente as futuras empreendedoras – o foco deste blog – ou ainda para as pessoas que já têm o seu empreendimento, saibam que ter uma equipe é importante, é das equipes que surgem as melhores ideias para alavancar o seu negócio e seus lucros. Mas, não basta apenas ter uma equipe, é preciso saber organiza-la e coordena-la para que não haja ruídos na comunicação, para que as informações sejam disseminadas por toda a empresa, fazendo com que esta se torne uma organização que aprende e que acumule conhecimento.

Uma prova disso aconteceu no meu trabalho essa semana. De um bate papo à tarde, de uns minutos “tirados” para tomar um café, uma ideia surgiu de um colega de trabalho e esta ideia começou a ser trabalhada de tal forma que, futuramente, se tornará uma vantagem competitiva para a empresa na qual trabalho, como também fonte de inovação nos processos já existentes na empresa.

E você trabalha em equipe? Tem uma empresa na qual seus colaboradores trabalham em equipe? Deixe os seus comentários ou sugestões sobre essa experiência.

Uma boa semana para você!

Fico muito feliz por você aparecer aqui no meu blog. Deixe os seus comentários ou dúvidas! Retribuo a sua visita no meu blog então deixe o endereço do seu blog para que eu possa visitá-lo.Volte sempre e um grande abraço!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s